Com percurso académico na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), onde se licenciou, obteve o Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais e doutorou-se em Ciências Jurídico-Económicas, Nuno Cunha Rodrigues é Presidente da AdC desde 13 de março de 2023.
Professor associado naquela Faculdade, é titular de uma Cátedra Jean Monnet, atribuída em 2018 pela Comissão Europeia.
Tem publicados livros e artigos científicos em Portugal e no estrangeiro, em Direito da Concorrência, Direito da União Europeia, Contratação Pública, Direito da Economia, Finanças Públicas e Direito Fiscal, áreas de especialidade nas quais leciona. Foi orador convidado por diversas universidades nacionais e internacionais.
Em 2022 foi nomeado para os "Antitrust Writing Awards", pelo artigo científico "Filling the Regulatory Gap to Address Foreign Subsidies: The EC's Search for a Level Playing Field Within the Internal Market".
Vice-Presidente do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) e do Instituto Europeu da FDUL, foi membro do Conselho Consultivo da Revista de Concorrência e Regulação desde a sua fundação.
Antes de assumir a presidência da AdC, foi advogado e jurisconsulto e desempenhou funções não-executivas na Caixa Geral de Depósitos, na Floene e na OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.