Consulta ao mercado: Ecossistemas digitais, Big Data e algoritmos
No contexto do Issues Paper sobre Ecossistemas Digitais, Big Data e Algoritmos, a AdC lança hoje uma consulta ao mercado com o objetivo de recolher comentários das partes interessadas no sentido de ajudar a identificar eventuais barreiras à entrada e à expansão de empresas, estratégias de exclusão das mesmas, bem como sobre a utilização de algoritmos nomeadamente para monitorizar e definir preços.
Na última década verificou-se uma acentuada digitalização da economia. A pandemia COVID-19 acelerou esta tendência de digitalização, particularmente no que diz respeito a serviços de comunicação e ensino à distância, o teletrabalho e o comércio eletrónico.
Como parte da análise iniciada, a Autoridade está a lançar uma consulta pública para recolher comentários das partes interessadas, as quais são convidadas a responder às questões formuladas pela AdC até 16 de dezembro de 2021.
O Issues Paper elaborado pela AdC abordou os desafios que a transição digital implica para a política de concorrência e concluiu que a digitalização da economia fomentou o aparecimento de novos modelos de negócio, centrados em plataformas digitais, levando os padrões de consumo a alterarem-se drasticamente: em 2018, 94% dos portugueses com acesso à internet tinham já feito, pelo menos, uma compra online.
Porém, nos mercados digitais, ao invés de a concorrência estar “à distância de um clique”, poderá ser a exclusão que está “à distância de um clique”, uma vez que as plataformas incumbentes podem adotar estratégias de exclusão de concorrentes assentes na exploração de enviesamentos comportamentais dos consumidores.