Passar para o conteúdo principal

Recuperação económica e o contributo da política de concorrência discutidos em Encontro da Rede Lusófona de Concorrência

16-09-2021

Recuperação económica e o contributo da política de concorrência discutidos em Encontro da Rede Lusófona de Concorrência

mapa

A AdC organizou, no dia 14 de Setembro, o 7.º Encontro da Rede Lusófona de Concorrência, que contou com a participação de representantes da Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) de Angola, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Brasil, Ministério das Finanças de Cabo Verde, Ministério do Comércio e Indústria da Guiné-Bissau, Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) de Moçambique, Autoridade da Concorrência (AdC) de Portugal, Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe e Ministério do Turismo, Comércio e Indústria de Timor-Leste.

O Encontro, que decorreu em formato virtual, foi composto por uma sessão focada nos desafios no contexto da recuperação económica, que contou com a participação dos membros da Rede Lusófona de Concorrência, e por um webinar sobre “A importância da política de concorrência para a recuperação económica”, num formato aberto ao público em geral.

A Rede Lusófona de Concorrência tem por objetivo promover a cooperação e a partilha de experiência em matéria de política de concorrência entre os países de língua portuguesa. Esta cooperação tem-se traduzido, ao longo dos anos, num conjunto de iniciativas multilaterais e também bilaterais.

No atual contexto de pandemia por Covid-19, a Rede Lusófona de Concorrência debateu o contributo da política de concorrência, enquanto motor de inovação e de oportunidades como catalisador de uma recuperação económica ágil, resiliente e inclusiva.

Ao longo dos últimos 17 anos, a cooperação com as instituições congéneres de língua portuguesa tem sido uma prioridade da AdC. No atual contexto, a AdC continuará a promover a cooperação e partilha de experiência bilateral e multilateral entre os países lusófonos, contribuindo assim para a evolução da política de concorrência nestas jurisdições.