Campanha Combate ao Conluio na Contratação Pública alcança um milhar de participantes

 
 
A Campanha Combate ao Conluio na Contratação Pública, lançada pela AdC em junho de 2016, alcançou uma audiência de mais de um milhar de pessoas, em cerca de uma dezena de sessões por Lisboa, Porto e Coimbra.
 
As últimas sessões decorreram nas Infraestruturas de Portugal e no Ministério Público, nos dias 15 e 16 de março, respetivamente.
 
As sessões anteriores, organizadas pela AdC, decorreram em diversas entidades e empresas, nomeadamente na Comissão Interministerial de Compras do Ministério das Finanças, nas Águas de Portugal, no Instituto de Informática do Ministério da Segurança Social, no Conselho de Prevenção da Corrupção e na Parque Escolar.
 
Estas sessões de esclarecimento destinam-se a entidades adjudicantes, têm como objetivo alertar para a existência de conluio na contratação pública e apresentam indícios e formas de deteção desta prática, para que essas entidades estejam atentas a eventuais propostas concertadas que viciem os concursos e eliminem a concorrência.
 
Uma efetiva concorrência na contratação pública permite uma alocação mais eficiente dos recursos públicos e serviços de melhor qualidade, o que se traduz em benefícios para o Estado e para os contribuintes.