Assimetrias no ajustamento dos preços de venda ao público (antes de imposto) da gasolina IO95 e do gasóleo rodoviário na UE15

Jorge Rodrigues

Resumo WP n.º 37:

Gasoline prices are said to take longer to decrease and at a slower rate when crude oil prices fall than they do to increase when crude oil prices rise. In this paper I analyze to what extent this asymmetry phenomenon can be identified across all EU15 Member States, plus the EU15 average, and I allow for a comparative analysis between IO95 gasoline and motor diesel. I follow previous approaches by disentangling between the two major channels of pump price formation in Europe, namely the international channel from Brent to Platts (ex-refinery) prices and the domestic channels from Platts to average pump prices before tax. I consider weekly data over the period 2004-2008 and follow a previously proposed co-integration based econometric approach. Results strongly suggest the existence of asymmetries in the international channel for diesel, where there is also evidence of overshooting, but not for gasoline. On the domestic channels, the evidence in favor of asymmetries depends on the considered Member State and type of fuel.

Texto:

Após uma introdução e resumo da literatura e da caracterização do sector dos combustíveis líquidos na Europa, incluindo a sua relação com os preços do crude (Brent) e Platts (nas zonas NWE e MED), descreve-se o tipo de abordagem econométrica proposta para análise do fenómeno de assimetrias no ajustamento dos preços (no retalho em relação ao Platts e dos Platts em relação ao Brent), bem como os elementos considerados e os requeridos testes de endogeneidade das relações entre os preços internacionais de referência, do Brent e da Platts (secção 2). De seguida, apresentam-se os resultados empíricos relativos a cada um dos circuitos considerados na formação dos preços médios a retalho (antes de imposto) em cada um dos Estados Membros da UE15, a saber: o circuito internacional ‘Brent ® Platts CIF’, os circuitos domésticos ‘Platts CIF ® preços médios no retalho (APPBT, de “average pump prices before tax”)’ e os circuitos domésticos integrados ‘Brent ® APPBT’, sendo os preços Platts e os APPBT discriminados entre gasolina IO95 e gasóleo rodoviário (secção 3). A análise é concluída por uma síntese dos resultados empíricos e alguns comentários sobre possíveis análises futuras (secção 4).

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