Estudos Económicos

A realização de estudos económicos constitui uma parte importante da atividade da AdC e é assegurada pelo Gabinete de Estudos e Acompanhamento de Mercados (GEA).


A elaboração de estudos económicos tem como objetivos:
• Apoiar o Conselho na eleição e revisão dos sectores de atividade que serão analisados no que respeita a eventuais práticas anti concorrenciais;
• Coadjuvar o Conselho na preparação de decisões e propostas de política legislativa.

Assegurando o seguimento do estado-da-arte e das melhores práticas, nacionais e internacionais, a AdC desenvolve estudos económicos sobretudo nas áreas de microeconomia aplicada e economia industrial, utilizando, quando necessário, técnicas econométricas.
A par da realização de estudos económicos, o Gabinete tem ainda como atribuições a elaboração periódica de relatórios de acompanhamento de mercados e de pareceres sobre questões gerais de natureza económica suscitadas no âmbito da atividade da AdC ou a realização de inquéritos a sectores de atividade económica.
O Gabinete tem ainda a seu cargo a organização de ações de formação interna em economia com aplicações em política de concorrência, bem como a organização da série anual de seminários em economia e direito da concorrência, em colaboração com outras unidades da AdC.

Pesquisa de Estudo