Comunicações Móveis em Portugal: Aumentos de preços de 2,5% de Março de 2009

A Autoridade da Concorrência (AdC) concluiu a análise ao mercado das comunicações móveis em Portugal...

A Autoridade da Concorrência (AdC) concluiu a análise ao mercado das comunicações móveis em Portugal desencadeada na sequência do anúncio e adopção pelos três principais operadores de redes de comunicações móveis nacionais de aumentos de preços de 2,5%, aplicáveis a partir de Março de 2009.

O presente relatório foi elaborado pela Autoridade da Concorrência (AdC) em face do anúncio e adopção quase simultâneos, pelos três principais operadores de redes de comunicações móveis nacionais, de aumentos de preços de 2,5%, aplicáveis a partir de Março de 2009, à generalidade dos serviços no mercado retalhista.

O trabalho desenvolvido visou aferir da existência de indícios de práticas susceptíveis de impedir, falsear ou restringir de forma sensível a concorrência no todo ou em parte do mercado nacional, nos termos do artigo 4.º e do artigo 6.º da Lei n.º 18/2003, de 11 de Julho (Lei da Concorrência).

Neste sentido, a AdC analisou três possíveis explicações para os aumentos de preços adoptados: uma resposta a choques exógenos, a aplicação do modelo comportamental líder-seguidor e a existência de um acordo ou prática concertada.

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