Pesquisa de Processos

Número do processo:
50
Nome do processo:
CDC / La Poste
Data de notificação:
2019-10-14
Data de produção de efeitos:
2019-10-14
Data de decisão:
2019-11-12
Descrição do processo:
A operação de concentração em causa consiste na aquisição pela Caisse des Dépôts et Consignations ("CDC") do controlo exclusivo direto da La Poste, S.A. ("La Poste") e, posteriormente, do controlo exclusivo indireto da CNP Assurances ("CNP").

Companhias

Nome:
Caisse des Dépôts et Consignations
Descrição:
Instituição pública francesa com investimentos em vários setores em todo o mundo. Em Portugal, está ativa através das empresas Egis Road Operation Portugal, Transdev Participações, S.A., Labelium Portugal Unipessoal, Lda., Bpifrance Investissement e Qualium Investissement.
Nome:
La Poste, S.A.
Descrição:
Operador de serviços postais. Em Portugal, está ativo na entrega de encomendas expresso, na distribuição de correio, na prestação de serviços de marketing e publicidade não endereçada, na oferta de soluções digitais, na prestação de serviços de logística sob contrato e na prestação de serviços de transitário, através das empresas Chronopost International Portugal, Seur Portugal, DPD Deutschland GmbH, Asendia Spain, Mediapost Distribuição Postal, Innovagency Consultoria, U.S. Direct eCommerce Limited, Tigers HK Co. Ltd e Tigers Global logistics, Inc.
Nome:
CNP Assurances
Descrição:
Companhia de seguros que opera em vários países da Europa e da América Latina. Em Portugal, está ativa no setor dos seguros não vida na oferta de produtos de proteção de pagamentos junto de instituições de crédito, através da CNP Partners.

Notícias

Data:
2019-10-18
A CDC notifica a aquisição do controlo exclusivo sobre a La Poste e posteriormente, do controlo exclusivo indireto da CNP Assurances.
Data:
2019-11-12
O Conselho da AdC adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração 50/2019 - CDC / La Poste.

Em 12 de novembro de 2019, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados identificados.

Actividades

  • de serviços postais
  • de serviços de entrega de mercadorias
  • de serviços de transitário
  • de serviços de logística sob contrato
  • de serviços de marketing e comunicação
  • de soluções digitais/serviços de tecnologias de informação
  • de outros seguros não vida (mercado de seguros de proteção de pagamentos)
  • de serviços de transporte marítimo regular de contentores (mercado relacionado)

CAE (Classificação das Actividades Económicas)

Código:
H53
Descrição:
Actividades postais e de courier

Documentos

Título Tipo Data
Anúncio 2019-10-18
Decisão pública 1ª fase 2019-11-12