Pesquisa de Processos

Número do processo:
35
Nome do processo:
Capwatt / Futura
Data de notificação:
2019-07-04
Data de produção de efeitos:
2019-07-04
Data de decisão:
2019-08-05
Descrição do processo:
A operação de concentração em causa consiste na aquisição, por parte da Capwatt, SGPS, S.A. ("Capwatt"), do controlo exclusivo sobre a sociedade Futura Energía Inversiones, S.L. ("Futura") e, indiretamente, de quatro subsidiárias desta última (Futura Carbono S.L.; Futura Green Renovables S.L.; Futura Energía e Gas S.L.; e Ecofutura Luz Energís S.L.).

Companhias

Nome:
Capwatt, SGPS, S.A.
Descrição:
Empresa detida e controlada exclusivamente pela Sonae Capital, SGPS, S.A., que agrega as participações deste Grupo na área da produção de energia e que é maioritariamente detida e exclusivamente controlada pela Efanor Investimentos, SGPS, S.A. A Capwatt desenvolve e explora, através de participadas, centrais de produção de energia elétrica.
Nome:
Futura Energía Inversiones, S.L
Descrição:
Empresa que, com as suas subsidiárias, constitui um grupo integrado de energia, encontrando-se ativa na compra e revenda de licenças de emissões de GEE (gases de efeito estufa) em Espanha, Portugal e Reino Unido, na prestação de serviços de representação para produtores de eletricidade em Espanha no mercado grossista ibérico (OMIE) e de serviços de cobertura de preço de eletricidade para produtores, em Espanha e Portugal, nos mercados espanhol e alemão de opções e futuros (MEFF, EEX), na comercialização grossista (em Espanha, Portugal e Holanda) e retalhista (em Espanha) de gás natural, e na comercialização retalhista de eletricidade em Espanha.

Notícias

Data:
2019-07-11
A Capwatt notifica a aquisição do controlo exclusivo sobre a Futura Energía Inversiones.
Data:
2019-08-05
O Conselho da AdC adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração 35/2019 - Capwatt / Futura.

Em 5 de agosto de 2019, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de não oposição, à presente operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados.

CAE (Classificação das Actividades Económicas)

Código:
D
Descrição:
Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio

Documentos

Título Tipo Data
Anúncio 2019-07-11
Decisão pública 1ª fase 2019-08-05